Desde que os meus filhos nasceram tento conciliar o trabalho fora com algum período Home Office. Entendi que ter parte do tempo acompanhando os filhos de perto é importante. No entanto, como também tenho empresa e sempre atuei no mercado, sei bem a diferença entre trabalhar num escritório fora e dentro de casa. O Home Office tem muitos benefícios, mas exige disciplina. Por isso, com a necessidade do coronavírus, chegou a hora de muitos trabalharem em casa. Por isso, separei dicas que vivi na pele para ajudar você que se viu obrigada a trabalhar nesse formato.
1.Tenha um espaço
Eu transformei um quarto no meu Home Office. Tenho armários, gavetas e espaço suficiente para ter tudo o que um escritório tem. Além disso, mantenho à mão tudo o que preciso, além de itens básicos como: telefone, impressora, internet e notebook.
Na hora de montar o seu espaço escolha o local mais tranquilo da casa e, claro, que tenha porta. Sempre que tenho reunião por webchamda logo aviso: “Tenho uma reunião agora. Vou fechar a porta”. Todos da casa já estão tão acostumados que se precisam falar comigo e estou com alguém na linha ou em conferência, escrevem bilhetinhos ou fazem gestos.
Ah, se possível adote o celular ( e divulgue) como telefone oficial. Assim você evita que uma criança, por exemplo, atenda sua ligação…rs
2.Estabeleça uma rotina
Ter uma rotina é muito importante para a produtividade. Não é porque seu escritório é em casa que você vai trabalhar de pijamas. Eu sempre me arrumo, coloco roupa, sapato e faço até maquiagem (rs).
Estabeleço horários para tudo, incluindo intervalo de almoço e lanche. E quando termina o expediente encerro as atividades. Uso a mesma dinâmica de quando estou no escritório oficial.
Apesar de muita gente pensar que quando trabalhar de casa vai trabalhar menos, ocorre exatamente o contrário se você não estabelecer limites. Claro, que nas emergências a gente faz hora extra até de pijama, mas deve ser a exceção e não a regra.
3.Use a tecnologia
Além do trabalho remoto, outro ponto importante é fazer suas reuniões remotamente, via skype, Google Meet, Zoom ou Facetime. Faço isso com o Brasil inteiro e posso garantir que adianta muito o seu dia. Além disso, podemos compartilhar tela e controle do mouse com uma assistência remota.
4.Aproveite o tempo economizado
Com o Home Office é possível aproveitar o tempo para produzir mais e com mais qualidade. Aproveite as horas livres que você vai economizar com deslocamento para investir em atividade física, um hobby ou um curso online novo.
5.Tenha inteligência emocional
O sucesso de um home office está na inteligência emocional. Avalie o seu equilíbrio, bem como o da família e de pessoas ao seu redor, reconhecendo o que pode melhorar em seu próprio estado e dando suporte a quem mais precisa no momento. Além disso, para sua sanidade mental e melhor desempenho profissional, as pessoas devem fugir das fake news e filtrem o conteúdo informativo recebido, diversificando os temas.
É hora de fazer cursos on-line tão sonhados, aprender um hobby ou nova língua. Não fique tão presa aos fatos, tire o foco das desgraças, baixe a ansiedade e aumente a espiritualidade.
6. Crie agenda para as crianças
Para baixar a ansiedade e o tédio das crianças, no caso do trabalho home office com filhos fora das escolas, crie uma agenda para elas. Como o tempo é algo muito relativo para uma criança e a pior coisa que ela pode ouvir é um “espera um pouquinho” ou a promessa de que você vai dar atenção depois de um telefonema, para depois esquecer dela. Com rotina e tempo estipulado para cada coisa, ela saberá “o que vem depois” e não ficará perguntando toda hora o que ela pode fazer.
Estabeleça horário para dormir e acordar, crie uma programação de atividades e aproveite o horário que as crianças estão nas aulas on-line ( para as que têm) para correr atrás das suas atividades.
A brincadeira tem que fazer parte do dia a dia, como um jogo na pausa do almoço ou nos 15 minutos que você teria para um café no escritório. As brincadeiras, além de ajudar no desenvolvimento das crianças, aumentam o vínculo entre pais e filhos.
Aproveite esse tempo novo para promover a autonomia das crianças em diversas situações e criar rotinas e pausas combinadas com os pequenos.
Dica: O site tempojunto.com.br tem uma relação de mais de 3 mil brincadeiras que pais podem desenvolver com seus filhos em casa. No site, há dicas de jogos para crianças de todas as idades, em diferentes circunstâncias e duração. E um dado relevante: há brincadeiras para pais e filhos fazerem juntos e para que crianças desenvolvam sozinhas. Afinal, em tempos de home office, elas vão passar muito tempo sem o acompanhamento mais próximo e precisarão entender que o pai ou mãe precisam trabalhar.
Sem dúvida o trabalho remoto já era uma tendência no mercado de trabalho e agora é uma necessidade. Acredito que é um formato excelente, especialmente para as mulheres que se cobram muito quando ficam ausentes da casa.
2 Responses
Jana, Parabéns pelo post!!!
Dicas valiosas para quem se vê na necessidade de trilhar novos caminhos profissionalmente!!!
Deus abençoe!!
Abraços
Que bom que foi útil, Nada. Sucesso na nova etapa!