Muitas pessoas são rudes, mesmo sem querer. Por isso, para ser um bom conversador é preciso dominar algumas regras da etiqueta social, evitando ser intrometida, grosseira, sarcástica ou exageradamente sincera.
1. Está de quantos meses?
Essa pergunta é um clássico das gafes, pois a pessoa pode informar que não está grávida. Nunca pergunte se uma pessoa está grávida. Gestantes fazem questão de contar a novidade.
2. Você perdeu/ganhou peso?
Em vez desse comentário diga: “Você está ótima! Me conta o segredo”. Com isso, você dá a chance da pessoa contar o que fez para ficar em forma, sem ofendê-la.
3. Como você está abatida(o)?
Isso pode soar ofensivo, mesmo que seja só preocupação. Para não parecer um comentário maldoso sobre a aparência dela, melhor fazer uma pergunta genérica: “Como você está?” ou “Está tudo bem?”. Isso dará espaço para a pessoa desabafar, se quiser.
4. Ainda está solteiro(a)?
Essa pergunta além de invasiva, soa como se a pessoa estivesse encalhada. Lembre-se que quando alguém está num novo relacionamento faz questão de contar.
5. Quantos anos você tem?
A não ser que você trbalhe no INSS ou esteja preenchendo um cadastro, esse é o tipo de pergunta rude. Se você não se importa em falar sua idade ( como eu), ok. Mas perguntar jamais.
6. Eu não gosto dessa comida
Quando você for convida(o) para um jantar e servirem algo que você não gosta, não fale nada. Se já tiverem servido o seu prato você pode simplesmente não comer aquele item sem comentar nada, com discrição. Se questionada(o) diga apenas que não está com fome.
7. Eu paguei uma fortuna
Não seja o tipo de pessoa que se gaba dos preços altos. Isso é muito esnobe e deixará as pessoas se sentindo inferiores. Pagar caro não é virtude, já se você pagou uma pechincha pode ser interessante compartilhar a dica de economia.