Os brasileiros são conhecidos pela simpatia e cordialidade. Abraços e beijos são comuns nas nossas apresentações. Porém, nem toda ocasião aceita a troca de beijinhos na bochecha. Enfim, a arte de cumprimentar tem regras e conhecê-las ajudará você a ser uma pessoa mais elegante.
1. Quem chega a um local deve cumprimentar a todos
Logo que chegar a um evento cumprimente o anfitrião. Em seguida ele deverá apresentar você, mas se não o fizer diga seu nome e alguma referência sobre si (como o trabalho ou de onde conhece o anfitrião).
2. Beijo ou um simples aperto de mão?
A escolha depende do grau de intimidade que se tem com o outro. Em apresentações profissionais prefira estender a mão, sempre. A prática de beijar a mão de uma mulher não é mais usada, mas se for um gentleman à moda antiga, b beije apenas a mão das senhoras.
3. O aperto de mão deve ser firme.
Nada de mão mole, mas também não tão forte demais para não machucar.
4. Existe uma hierarquia para os cumprimentos.
A pessoa mais jovem ou menos influente será apresentada à mais velha ou mais influente. O homem é apresentado à mulher (a não ser que ele ocupe um cargo social mais elevado do que ela).
5. Simpatia quebra-gelo
Sorria e tente ser amável em todos os cumprimentos. Isso sempre ajuda a cativar e melhorar a comunicação.
6. Fique atento(a) aos sinais
Se a pessoa fica olhando o celular, relógio ou olhando para os lados é sinal de que a pessoa não está interessada na conversa ou tem algum outro compromisso. Diga que precisa ir ao toilette ou buscar alguma bebida e dê espaço para que a pessoa possa sair.