Pesquisar
Close this search box.

Etiqueta na execução do Hino Nacional

Hoje é o Dia do Hino Nacional Brasileiro e muita gente tem dúvida: Pode aplaudir ou não o hino? Tem que colocar a mão no peito enquanto canta ou ao lado do corpo? São tantas dúvidas que, em nome do bom civismo, vamos esclarecer o assunto de uma vez por todas. 

Durante a execução do Hino Nacional é preciso ter uma atitude de respeito, afinal ele é um dos maiores símbolos de um país.
Por isso, confira as dicas para não fazer feio:

como_excecutar_hino
Quando é instrumental só é tocada a primeira parte do hino. Nos casos de execução vocal, serão cantadas as duas partes do poema e todos poderão cantar juntos ( por isso recomenda-se que haja num telão a letra, pois hoje nem todas as escolas ensinam ou reforçam isso).


0_QUANDO
O Hino Nacional só é obrigatório em continência à bandeira do Brasil ou em eventos militares. Já em eventos civis, sociais, esportivo ele é opcional.

Deve ser sempre executado no início de uma cerimônia e nunca ao final.

Por uma questão de gentileza, o hino estrangeiro deve sempre ser executado antes do Hino Nacional.

0_COMO

Todos devem ter uma atitude de respeito, ficar de pé e em silêncio. Deixe os braços soltos ao lado do corpo ou leve a mão direita no tórax. Esta última forma é usada para demonstrar um sentimento patriótico, porém não é obrigatória. Havendo alguém com chapéu ou boné deve descobrir a cabeça.

Apenas os militares, que tem regras bem rígidas, devem se voltar para a bandeira. Os civis não são obrigados e, em muito casos, nem devem fazer isso para não dar as costas para as pessoas, por exemplo.

Caso o hino executado, seja o da bandeira, ai sim todos devem se voltar para a bandeira.

Nunca se vaia o hino de outro país ou do seu. É um ato extremamente desrespeitoso.

0_APLAUDIR
O aplauso ao Hino Nacional é um tema polêmico. Durante muitos anos se disse que não podia, talvez por uma interpretação errônea da lei. Está escrito na Lei 5 700 de 1º de setembro de 1971 que a apresentação dos símbolos do país – a bandeira, as armas nacionais e o hino – exigem “atitude respeitosa” dos cidadãos.

Sendo assim, o aplauso não pode ser visto como uma falta de educação.

Portanto, a dica é: em eventos formais NÃO aplauda. Já em eventos informais ou quando ele for tocado por algum artista ou por instrumentos especiais, aplauda ao final, com alegria como demonstração de orgulho e aprovação. Simples, não?

Como ser mais bondosa

Ser bondosa”. Duas palavras que parecem simples, mas carregam um profundo significado. Vivemos em um mundo que valoriza rapidez, produtividade e eficiência, mas onde está

Leia mais

23 Responses

  1. Sou professora, e cantamos o Hino Nacional uma vez por semana, ensinaram as duas posições de colocar mão, no peito ou de lado , então outra professora explicou que no tórax só se tiver fora da pátria.. E aí??? Qua o certo? Fiquei na dúvida após ler acima… abraços.. espero resposta breve..

    1. Olá Divina, bom dia! Não existe essa regra de mão no peito só fora do país. O que se deve sempre é adotar uma atitude de respeito. As duas posições estão corretas e uso é pessoal e cultural. Por exemplo, os norte-americanos quase sempre colocam a mão no peito.

    1. Olá Jefferson, existe lei, sim. A Lei no 5.700, de 1º de setembro de 1971 regulamenta tudo sobre a execução do hino nacional. Você pode até não cantar, mas deve manter o respeito durante a execução.

  2. Olá Janaina, sou professor e tenho trabalhado os Hinos com meus alunos. Porém, surgiram algumas dúvidas. Li que durante a execução, devemos manter as mãos ao longo do corpo, ou a mão direita sobre o tórax esquerdo. Porém, é comum ver jogadores de futebol com os braços para trás com as mãos juntas ou abraçados, como na foto que você postou. Já que também são posições que demonstram respeito, gostaria de saber se essas duas posições também são permitidas?
    Abraço.

    1. Olá Wanderson, que bom que tem trabalhado isso com os alunos. Sobre sua dúvida: O comportamento que temos de ter ao ouvir o Hino Nacional está previsto na Lei nº 5.700, aprovada em 1971 e em vigor até hoje. No caput do art. 30 desta Lei está escrito “Nas cerimônias de hasteamento ou arriamento, nas ocasiões em que a Bandeira se apresentar em marcha ou cortejo, assim como durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio, o civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações.” Ou seja, o recomendado é uma atitude de respeito. O mais comum é colocar as mãos ao longo do corpo ou no peito, mas com os braços atrás ou abraçados não está incorreto. Espero ter esclarecido.

  3. Olá!
    Excelente matéria! Parabéns!!!
    Só gostaria que me esclarecesse uma coisa: o uso de touca ou capuz também é proibido, assim como chapéu e boné?
    Grata.

    1. Olá Humberto, de forma alguma. Não há um símbolo mais importante que o outro. Você pode ter o hino sem a bandeira ou a bandeira sem o hino. Consegui responder agora?

  4. olá, sou professor de musica,
    gostaria de saber se existe problema em tocar o hino nacional com uma banda manda marcial durante um desfile cívico.
    grato

  5. Sou professora de 4°ano EF e é a primeira vez que serei responsável pela hora cívica da escola. Preciso saber como posso me referir ao momento de cantar o Hino Nacional, devo dizer: Iniciaremos agora a execução do Hino Nacional; ou posso somente dizer: Cantemos o Hino Nacional?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *