Pesquisar
Close this search box.

Etiqueta ao cair numa blitz

A gente tem carteira de habilitação há um milênio, mas é cada friozinho na barriga que dá quando a polícia nos para numa blitz, né? Será que esqueci o documento do carro? Minha carteira não está vencida? Meu extintor de incêndio tá na validade? Muita calma nessa hora! Hoje eu desvendo como manter a elegância até na hora em que o policial lhe aborda.
Quando eu tirei minha carteira ( em 1994!) meu sonho era ser parada por um policial apenas para exibir orgulhosa o meu documento. A verdade é que isso levou mais de década para acontecer. Segundo meu esposo, meu rosto era inculpável e os policiais sempre mandavam eu seguir. …rs…Verdade ou não, algumas dicas são importantes para você não passar aperto nessas horas.

1. Cumpra as regras

A primeira dica parece óbvia, mas precisa ser dita. Se você quer ter paz no volante conheça bem e siga as leis.
É claro que alguns deslizes, às vezes, acontecem. Quem nunca excedeu a velocidade num momento de desespero? Eu, por exemplo, já tive que socorrer um cunhado tento um princípio de infarto e precisei pisar no acelerador e ainda estacionei na porta do hospital quase em 45 graus (o que foi aquilo!). Enfim, até num momento justo de violação de trânsito, conhecer as regras a seguir vão ajudar a minimizar os problemas.

 

2. Deixe tudo organizado

 
Documentos de habilitação e do veículo devem estar em local de fácil acesso. Nada pior do que ter que apresentar tudo e ficar vasculhando na bolsa, porta-luvas igual uma desorientada.

O ideal é manter os documentos do automóvel no porta-documentos e no porta-luvas. Já a carteira de motorista deve ficar sempre no mesmo lugar na sua carteira.

3. Pare agora

Assim que você perceber um policial sinalizando para você parar, por favor, pare. Você não é um fugitivo do presídio para ter medo de ser abordado. Confie e pare. Dê seta e vá para o local direcionado.

Já se a policia estiver numa viatura com o giroflex ligado, antes de achar que está sendo perseguido, dê seta para a direita e deixe-a passar.

Provavelmente você não é o alvo, para seu alívio…rs

4. Seja cordial e tranquila

Lembre-se que o policial não conhece você e, certamente, já conheceu pessoas que acima de qualquer suspeita era loucas. Então, mostre-se cooperativa.

Abra sua janela, mas permaneça sentado no carro, a menos que o policial peça para você sair. Coloque suas mãos no volante ou no seu colo para que possam ser vistas.

Quando ele pedir sua licença e documentos do carro, diga onde está e tire do plástico antes de entregar.

5. Cada um no seu espaço

Não toque no policial e nem faça qualquer movimento brusco. Você podia estar indo na padaria, mas o policial pode estar procurando um assaltante com o seu perfil. Então, fique no seu espaço pessoal.

6. Seja educado

Use uma linguagem educada e amigável, porém sem exageros. Lembre-se que naquele momento ele tem autoridade sobre você.

Não tente puxar papo, fazer selfie ou ficar falando no celular. Jamais pense em tentar subornar um policial. Isso é crime e pode levar você para uma situação muito pior.

Se receber uma multa, aceite sem reclamar. Não é o momento de discutir o que aconteceu, se você estava certo ou não. Se discordar da multa você pode recorrer à justiça. Ah, gracinhas cabem bem na internet, mas jamais ao vivo.

parado-bllitz

7. Seja sincero

Não minta para o policial. Ele está cansado de ouvir tudo quanto é história criativa. Se deixou seu documento de habilitação em casa, informe. Além de ser uma infração leve, por lei, você pode pedir para alguém levar para você ou buscá-lo.

Atualmente o comprovante de pagamento de IPVA não é mais de porte obrigatório. Portanto, o veículo não pode ser removido por falta de apresentação do comprovante de pagamento do imposto. Não se apavore, mas conheça as leis.

Como ser mais bondosa

Ser bondosa”. Duas palavras que parecem simples, mas carregam um profundo significado. Vivemos em um mundo que valoriza rapidez, produtividade e eficiência, mas onde está

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *