Há bem pouco tempo atrás fazíamos um prato para saborear um boa comida caseira. Hoje já não basta provar, muita gente precisa fotografar para postar nas redes sociais. O que ninguém podia imaginar que essa mania tivesse um efeito colateral: o aumento o desperdício.
Segundo uma pesquisa feita pelo supermercado britânico Sainsbury há diferenças no comportamento das gerações em relação aos hábitos de cozinhar e consumir alimentos.
Enquanto nossos avós compravam apenas o essencial e evitavam o desperdício, os jovens adultos de hoje compram mais do que consomem, especialmente para fazer pratos e postar nas redes sociais.
A pesquisa revela que das pessoas que NUNCA desperdiçam comida, 70% tem mais de 65 anos e apenas 17% está na faixa de 18 e 35 anos.
O preocupante é que 86% dos entrevistados admitiram comprar ingredientes para uma receita específica, mesmo sabendo que iriam ter dificuldade para usá-los em outro lugar. O que leva inevitavelmente ao desperdício. E as pessoas com menos de 35 anos são as que mais fazem isso.
Mas muita calma nessa hora. Nem só as fotos nas redes sociais são culpadas, o excesso de desperdício também tem outras causas como a “falta de consciência”, a “falta de planejamento sobre o que comprar” e a falta de orientação suficiente sobre como reduzir o desperdício em casa.
“Foram-se os dias de comer a mesma comida, nos mesmos dias da semana, por várias semanas. A maioria das pessoas hoje, particularmente as gerações mais jovens, exigem variedade. No entanto, com um menu que muda frequentemente, é mais difícil controlar o desperdício e planejar com antecedência” disse o historiador e pesquisador do tema Polly Russell ao jornal The Guardian.
Não há dúvida que o caminho para uma alimentação saudável e sem desperdícios é optar por simplicidade e rotina. Algo que não pode ser interessante para uma rede sociais, mas certamente é muito melhor para o planeta.