Dois anos atrás decidi que queria costurar. Desejava fazer peças para minha casa, jogos americanos, sousplat, toalhas etc. Também queria dar sequência ao dom da minha falecida avó paterna que costurava. Procurei vários cursos, mas a maioria era para formar costureira de roupas (o que não era meu objetivo). Até que achei o blog “Minha primeira costura”, da Helena Compagno.
O nome logo chamou a minha atenção. Era exatamente o que buscava. Aprender a fazer a minha primeira costura (rs). Para minha felicidade, Deus sempre capricha. Além de Helena ensinar exatamente o que eu buscava, ela era minha vizinha. Morava apenas alguns prédios abaixo do meu condomínio.
E realmente foi um presente. Comecei do zero ( primeira lição: como passar a linha na máquina…hahaha) e durante um ano fiz minhas aulas semanais até produzir várias peças e, melhor, ganhar uma querida amiga.
Ainda hoje eu e Helena nos encontramos. Algumas vezes para que ela me ensine algo novo, outras apenas para um café entre amigas.
Das várias lições que aprendi na costura, muitas delas extraí para minha vida. E são elas que compartilho com você hoje.
1.Para ser bonito por fora tem que ser bonito por dentro
Confesso que eu não fazia ideia, mas a costura se vê por dentro. Afinal é lá que a linha passa, que os tecidos se encontram, que as combinações se concretizam. O resultado belo é só consequência de um trabalho bem feito por dentro. E conosco é exatamente assim. A beleza exterior é um reflexo da interna. Se estivermos bem, transparecemos.
“Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz.” Lucas 11:34
2.Temos que aprender a ver do avesso
Quando comecei a costurar achei muito estranho que tudo era pensado do avesso. O corte, a peça alinhavada, o ponto certo da costura…Tudo é visto por outro lado. Na vida também devemos ser assim. Ao nos depararmos com uma situação devemos olhar do avesso. Tentar enxergar o que está por trás, o que o pano de fundo esconde. Só assim poderemos entender o outro, ser mais compreensivos, exercitar a compaixão e empatia.
“Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes.” 1 Pedro 3:8
3.Precisamos saber recomeçar
Ah, isso Helena me esinou muito bem. Se não ficou bom, descostura e recomeça. Não podemos ter compromisso com o erro. Isso é claro que vale para tudo em nossa vida. Errou? Reconhece, pede perdão, muda, recostura o relacionamento e segue em frente!
“Esqueçam o que se foi;não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova!” Isaías 43:18-19
4.Há tempo para todas as coisas
Não dá para costurar na hora em que se compra um tecido. Ele precisa ser lavado, secar, passar e então começar o trabalho. Na vida é assim também. Nem tudo pode ser feito na hora, quando e como queremos.
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1
5.Fazemos algo valioso
Descobri costurando que os trabalhos manuais são os mais caros do mundo. Afinal, foi investido neles o que há de mais precioso na modernidade: o nosso tempo.
Por isso, valorize os artesãos e os presentes personalizados, feitos à mão. Quem o fez pensou em você por muito tempo. Da concepção da ideia à criação do trabalho. Você foi protagonista daquela peça. Aprecie!
“O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força”Eclesiastes 9:10
6.Temos prazer com o trabalho bem feito
Eu sempre disse que existe um “Padrão Helena de Qualidade”. Isso porque minha querida professora e amiga insistia muito na busca da perfeição. Com isso, lembrei-me do valor da excelência que Deus tanto nos ensina. Seja o que fizer, comprometa-se a fazer bem feito.
“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens” Colossenses 3:23
7.Deus não usa pessoas desocupadas
Gideão era um agricultor quando foi chamado para liderar um exército. Davi era um mero pastor de ovelhas quando foi ungido rei de Israel. Jesus era um aprendiz de carpinteiro quando deu início ao maior ministério da face da terra. Pedro, André, Tiago e João eram pescadores ocupados quando Jesus os chamou para serem “pescadores de homens”.
Enfim, basta olhar a sua volta para perceber que pessoas desocupadas são sempre enroladas e sem tempo para nada. Não é à toa que Deus usa pessoas ocupadas. Portanto, invista seu tempo, seus dons, suas mãos em algo útil e proveitoso. Não espere o “emprego dos sonhos” chegar. Faça o melhor com o que estiver ao seu alcance e, no tempo certo, você estará fazendo exatamente o que nasceu para exercer.
‘Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” Romanos 8:28
Dedico esse texto à querida Helena que me ensinou muito com seu talento para os trabalhos manuais, mas me ensinou ainda mais em nossas conversas e até em nossos silêncios. Obrigada, minha amiga!
Ah, visite o site da Helena clicando aqui.
9 Responses
Lindo texto !
linda história!
Como sempre de uma delicadeza e um ensino rico.
Parabéns Janaina vc foi alguém que vale a pena seguir.
Bjo grande
Fico muito feliz com suas palavras Kelly. Elas me encorajam! Obrigada por seu carinho. Beijo grande!
Você é uma inspiração para minha vida….sou um pouco grosseira…brutona..meio bicho do mato…tem uma criança lá da minha igreja que diz que mulheres são seres delicados…mas a tia Ana é sistema bruto….só pra vc ter idéia…mas vc tem me ensinado com atitudes simples a querer ser mais amável, elegante, doce…a cuidar mais do meu lar dos meus…sinto vontade tbm de aprender a costurar só pra casa …uma cortina, uma manta, um guardanapo enfim..quem sabe uma hora eu crio coragem né…Deus abençoe vcs nesse ministério e que continue te usando nessa simplicidade.Gande beijo.
Nossa, Ana!Como saber disso me alegra e me motiva a prosseguir. Obrigada por compartilhar. Grande beijo.
Cara Janaína,
Por mais que eu conheça seus trabalhos e até a sua história contada em suas ministrações, sempre sou surpreendida com o cuidado do Senhor em me ensinar, por meio de sua vida…
Obrigada por não desistir e, sim, prosseguir frutificando, minha irmã ❤️
Amém, minha amiga! Seu comentário me anima e fortalece na caminhada.
Amo vc, minha amiga!
Hoje vim aqui novamente reler esse belísdimo e sábio texto, onde você consegue, exatamente, traduzir a arte de costurar. Li os comentários e percebi que eu não havia feito nenhum, mas, diferente da costura, tem que ser bonito só por dentro.
Ah, minha amiga…Viu como você me ensinou tantas coisas lindas?