Vira e mexe recebo perguntas ou desabafos de pessoas que querem ser mais produtivas e simplesmente não conseguem. Elas querem que eu explique qual o segredo para fazer tantas coisas nas mesmas 24 horas de todo mundo. Hoje eu compartilho com você.
É importante lembrar que várias coisas roubam o nosso foco e, consequentemente, levam embora nossa produtividade. Digo isso porque desafio esses ladrões da produtividade como ninguém.
A verdade é que a maior parte do nosso tempo é consumida por escolhas erradas que nós mesmos tomamos. Por exemplo, a pessoa não faz atividade física porque alega não ter tempo. Com isso, ela baixa os níveis de endorfina e serotonina do corpo. Aos poucos ela vai ficando desanimada e passa a render menos no trabalho, na vida doméstica, perde o ânimo, torna-se mais lenta, menos criativa, começa a se sentir deprimida…
Ou seja, devemos pensar a nossa vida como um todo. Cada aspecto interliga outro e o resultado é uma vida mais saudável e produtiva. Então, vamos rever algumas questões para melhorar nossa qualidade de vida?
1. Perfeccionismo
Eu gosto de lembrar que dos nove frutos do Espírito Santo em nossa vida ( leia Galátas 5:22 para ver quais são), nenhum deles é o perfeccionismo.
Fazer com excelência é empenhar tudo o que temos e podemos em algo. Fazer com perfeccionismo é na verdade nunca fazer. Afinal, não conseguimos editar algo em branco. Só dá para aperfeiçoar o que já está feito. Então, comece de algum lugar. Depois, se necessário, melhore.
2. Se desconecte
Sumi do Snap por 15 dias e recebi uma enxurrada de mensagens: “Cadê você?”. Expliquei que a vida está agitada e, mais do que nunca, precisava priorizar. Eu fiz isso para me desligar um pouco das redes e fazer mais o que é importante com excelência.
Outro hábito que mantenho é deixar o celular virado para baixo quando estou trabalhando. Assim só mexo nele se for ligação e não fico tentada para ver mensagens,e-mails, comentários, postagens nas redes que chegam a cada segundo.
Aliás, a ciência já provou que precisamos de 15 minutos direto numa atividade para mergulhar de cabeça nela. Isso é chamado de fluidez e os estudos também revelam que as pessoas que atingem esse estado de fluidez são cinco vezes mais produtivas do que as outras.
Portanto, quando começar a fazer algo, se desconecte de tudo mais.
3. Evite reuniões
Eu acho que já disse isso aqui, mas por via das dúvidas, repito: fuja de reuniões sem sentido. Acredito que a maioria dos assuntos possa ser resolvida por e-mail, telefone ou mensagem.
Claro, que há casos que não tem jeito. Mas aí gosto de ir para uma reunião com horário de início e término definidos e tema estabelecido. Anos no mundo corporativo me fizeram ver como as pessoas perdem tempo com reuniões vazias.
Por isso, se quiser diminuir o número de reuniões e ser mais produtiva, ao ser convidada para uma peça a pauta, as pessoas que estarão presentes e horário de início e término. Informe tudo isso se for você quem convocar para a reunião.
4. Tenha hábitos saudáveis
Uma alimentação equilibrada e a atividade física diária, além dos benefícios físicos, garantem grandes ganhos no campo da saúde mental. A prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, reduz a ansiedade e o estresse, melhora o humor e ainda ajuda a lidar com problemas.
Eu percebo isso nitidamente no meu dia a dia. Se por alguma razão alheia a minha vontade eu não posso fazer minha rotina diária de exercícios, meu humor e rendimentos caem naquele dia. Ficou menos bem humorada.
Além disso, minha nutricionista incluiu semente de girassol na minha alimentação. Salpico sobre tudo. Além de ajudar na saciedade (junto com chia e linhaça), a semente de girassol é ótima porque tem ação antioxidante, agilizando o combate ao envelhecimento precoce, além de minimizar os sintomas da menopausa.
5. Organize-se
Ter uma casa, escritório e agendas organizados. Isso ajuda a visualizar melhor o que precisa fazer e como fazer mais rapidamente.
Eu sempre digo: “Tá nervosa? Vai arrumar gaveta”. E não é só uma expressão, não. Quando organizamos gavetas, armários e ambientes nossas ideias também vão entrando no lugar. É como um faxina mental que vem junto com a arrumação. Experimente!
Você tem alguma dúvida, comentário ou sugestão? Escreva para mim em contato@elegantesempre.com.br
6 Responses
Muito bom, parabens pelo trabalho!!
Que bom que gostou do texto.
Dicas muito úteis. Definir prioridades nem sempre é fácil, é sem dúvida um grande desafio. Obrigada pelo carinho!
Fico feliz que tenha gostado, Dora.
Janaína Depiné, você é inspiradora. Estou acompanhando suas postagens e vendo entrevistas suas no youtube e aprendo muito com você. És de fato bendita…
Muito obrigada por seu carinho e companhia, Elizabeth. Suas palavras me fortalecem.