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Como lidar com críticas

Diretas ou indiretas vem atormentando você? Como você reage quando recebe uma crítica (justa ou injusta)? Sai na defensiva ou tenta ver o ponto de vista do outro? Tenho recebido tantas mensagens sobre isso que decidi tirar essa dúvida de uma vez por todas.

Essa semana uma pessoa muito querida disse pra mim: “Nossa como você está com cara de cansada! Está tudo bem?”. Como era de manhã cedo, respondi: “Ah, deve ser sono e falta de maquiagem…rs”. Pensa que adiantou? Ela imediatamente emendou: “Não, não é cara de sono. Você está com cara de cansada! Está acontecendo alguma coisa?”. E explico novamente: “Imagine! Estou ótima!.”

 
Quando acho que a conversa está terminada, ela vai além: “Mas ontem eu vi uma foto sua. Tava bonita, mas com cara de cansada. Tem algo acontecendo?”. Pronto! Fui vencida. Respondi: “Ah, acho que eu devo estar cansada mesmo”. E, enfim, as críticas a minha fisionomia deram lugar a uma certa compaixão: “Eu entendo. Família, trabalho, casa…Também estou assim”, terminou ela.

 
Claro que ela poderia estar preocupada comigo sinceramente, mas confesso que depois dessa conversa fiquei me olhando no espelho e pensando: Será que estou tão acabada assim? Rs

 
De fato quando recebemos uma critica, seja sobre nossa aparência, trabalho, família ou qualquer outra área tendemos a nos defender ou usar a mesma arma do adversário. Já pensou se eu digo: “Imagine. Estou ótima! Agora você, minha amiga, está com uma cara de acabada” ( jamais faria isso, que fique bem claro).

 
Por isso, hoje vou compartilhar algumas dicas para você lidar bem com as críticas:

 

Responda o mal com o bem

A melhora saída é sempre tratar o atacante com respeito e evitar rebater na mesma moeda. Na verdade se você responder com boas palavras deixará o outro constrangido.

Aceite não ser uma unanimidade

Por mais que você busque a paz e se esforce para viver bem com todos, é inevitável: algumas pessoas não gostarão de você. O motivo pode ser real ou não. Pode ser inveja ou não. Em meio a 6 bilhões de pessoas nem todos simpatizam conosco. Aceite que dói menos.

Adote o bom humor

Isso é o que geralmente faço. Quando erro e recebo uma crítica ou comentário negativo costumo usar o bom humor. Aliás, tento ser sempre a primeira a apontar minhas falhas para não criar a sensação de perfeição, coisa que definitivamente eu não sou.

Extermine mal-entendidos

Quando for alvo de maledicências, procure os atacantes e busque saber o que está havendo com as pessoas envolvidas na história. Em vez de dar corda para boatos, procure a pessoa que supostamente estaria falando de você e tenha uma conversa calma. Desarme conflitos e busque um meio de vocês conviverem melhor.

Seja imparcial

Quando alguém for hostil com você de fato ou “de ouvir falar” pare e pense se há algo de real no que está sendo dito a seu respeito. Muitas vezes a crítica, ainda que dolorosa, pode ter um fundo de verdade. Em vez de se ofender, aproveite para fazer um balanço das suas falhas, reconhecer e mudar. É assim que crescemos e evoluímos.

 
Bom crescimento para você!

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