Pesquisar
Close this search box.

A importância dos detalhes

“Ah, isso é só um detalhe!”, você já ouviu quando questionado se não estava sendo muito cumpridor de regras ou muito exigente nas coisas que faz? Se a resposta for sim, a verdade é que você está exatamente no caminho certo.


Quando Davi começa o traslado da Arca da Aliança, que representava a própria presença de Deus, vemos dois momentos muito distintos.
Primeiro o povo está alegre e festivo, conduzindo a arca da casa de Abinadabe até Jerusalém, cantando e dançado. Porém, em seguida, temos um cenário de morte e medo.

No meio do caminho, algo saiu do controle. A arca estava sendo transportada numa carroça puxada por bois. O levita Uzá achou que a arca iria cair e a segurou. A ira de Deus veio sobre Uzá e ele morreu. Uma punição difícil de compreender já que aos nossos olhos ele apenas fazia uma boa ação. Porém, ao observar a fundo esse assunto o que vemos há uma grande sucessão de erros.

Primeiramente, a Arca da Aliança não era um objeto qualquer. Deus havia dado a Moisés e a Arão orientações muito especificas sobre ela. “Quando Arão e seus filhos, ao partir o arraial, acabarem de cobrir o santuário e todos os seus móveis, os filhos de Coate virão para levá-lo; mas nas coisas sagradas não tocarão, para que não morram; esse é o cargo dos filhos de Coate na tenda da revelação.” (Números 4:15).

A arca jamais poderia ter sido carregada numa carroça, nunca foi essa a orientação. Mesmo que com a melhor das intenções, Uzá também não deveria tocar na arca, isso era atribuição apenas aos filhos de Coate.

Por fim, não lemos que a arca iria cair, mas sim que os bois tropeçaram. Isso não lembra a você de um barco na tempestade? Quando os discípulos temiam um naufrágio e Jesus dormia em paz? Assim como faltava fé de que o barco não viraria, também faltava fé de que a arca não cairia.

etiqueta_detalhes

A morte de Uzá é um lembrete da importância da obediência. Se cremos na palavra de Deus precisamos cumpri-la integralmente. Deus ama os detalhes.

Precisamos estar no centro da vontade de Deus e não tentando cumprir papeis para os quais não fomos chamados. Muitas pessoas estão se afogando em decepções simplesmente porque estão fazendo aquilo que Deus não designou a elas, estão sendo negligentes no seu trabalho e, especialmente, não têm se dedicado a conhecer a palavra de Deus, por isso não a obedecem como deveriam.

Não precisamos ter medo de Deus, mas devemos temê-lo com honra e respeito às suas ordens. Ele é um pai amoroso e misericordioso, mas também é um Deus de ordem, justiça e santidade. Há graça, mas não nos esqueçamos que há juízo sobre nós.

Como ser mais bondosa

Ser bondosa”. Duas palavras que parecem simples, mas carregam um profundo significado. Vivemos em um mundo que valoriza rapidez, produtividade e eficiência, mas onde está

Leia mais

2 Responses

  1. sempre gostei dos detalhes em mesa posta, decoração, moda…como ler tudo isso testifica no meu coração alguns sonhos e embasa posturas q tenho, mas que por muitas vezes, por conta disso sou desencorajada….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *