A leitora (cristã) fez um longo desabafo sobre sua dificuldade com a bebida alcoólica. Dia desses ela deu um vexame daqueles depois de exagerar. Envergonhada pediu ajuda para evitar que isso ocorra novamente. O que orientei a ela, compartilho agora com você.
A bebida é algo realmente condenável em excesso. Evidente que se você tem domínio próprio saberá tomar uma taça de vinho e se contentar, mas a maioria das pessoas não é assim.
É por essa razão que muitas religiões cristãs condenam radicalmente a bebida. Apesar das Escrituras não necessariamente proibirem que um cristão faça uso da bebida alcoólica, se ordena que evitem a embriaguez e que não permitam que seus corpos sejam controlados por nada. Por isso, muitas vezes, o melhor caminho é simplesmente evitar o consumo de bebida alcoólica.
“Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito” Efésios 5:18
“De quem são os ais?
De quem as tristezas?
E as brigas, de quem são?
E os ferimentos desnecessários?
De quem são os olhos vermelhos? Dos que se demoram bebendo vinho,
dos que andam à procura
de bebida misturada. “
Provérbios 23:29-30
Quem já experimentou o resultado que uma bebida por gerar, como magoar as pessoas e ter comportamentos que não condizem com seu verdadeiro caráter, sabe que uma dor de cabeça não é o pior lado da ressaca.
Então, o que fazer depois do estrago feito:
1) A vergonha deve gerar arrependimento sincero e, como consequência, mudança.
2) Peça perdão a cada pessoa que você feriu quando alcoolizada. Não tenha vergonha de pedir perdão. É algo nobre. Diga que naquele dia bebeu e ficou alterada. Que se envergonhou do que houve e que lamenta muito.
3) Proponha-se a excluir a bebida alcoólica da sua vida
4) Se não conseguir sozinha, busque ajuda. Muitas igrejas e associações oferecem um suporte importante para essa libertação.
5) Lembre-se: quando a dor que a bebida lhe causar for maior do que o prazer, certamente você pensará duas vezes antes de tomar o primeiro gole.
6) Se o seu grupo de amigos gosta muito de beber, afaste-se temporariamente até que você possa ser influência para eles e não o contrário.
7) Não se condene. Deus é perdoador e misericordioso. Muitas pessoas passaram por situações assim, conseguiram se libertar, e hoje dão um grande testemunho de vida.
Se você está passando por lutas nesta área ou conheça alguém que está, ofereça ajuda. Lembre-se que se buscarmos em Cristo e ele atenderá aos desejos do nosso coração. Ande em obediência e Ele se agradará de você.