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Como evitar falar de si mesma

A leitora tem uma dúvida: por trabalhar muito próxima das clientes e ser  bem extrovertida ela fala muito sobre si mesma, conta histórias pessoais e, com isso, já foi muito magoada. Ela quer saber: como criar barreiras para não expor demais a vida pessoal, sem parecer uma pessoa fechada? O que eu respondi a ela você confere agora.

Cuidar do que falamos é muito sério e importante. Falar menos sobre si mesma, além de poupar decepções, revela humildade e interesse pelo outro.

Para evitar ser o centro da conversa

Faça perguntas. Assuntos triviais que não invadam a privacidade do outro.

À medida em que conhecer mais a cliente vai saber um pouco sobre cada uma e poderá tratar dos temas que as interessam, sem no entanto ter que falar de si mesma.

Quando questionada sobre um assunto em particular

Dê respostas genéricas. Por exemplo: “- Você tem ciúmes do seu marido?” , responda: “- Eu tenho confiança nele”. Se a pessoa insistir, mantenha a objetividade. Não conte uma história, não estique o papo.

Responda de forma simples e direta para o assunto acabar por aí. Se a pessoa insistir muito, reverta e faça uma pergunta sobre ela sobre outro tema para mudar o foco.

Simples, não?

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