Faltam poucos dias para o Natal e muitas famílias e amigos trocam presentes nas festas ou no tradicional amigo secreto. Para garantir uma noite feliz e sem gafes, veja algumas dicas:
Como escolher o presente
O ideal é dar algo que não envolva a intimidade da pessoa. Itens para o escritório ou para o hobby costumam ter menos margem de erro.
Já itens pessoais como CD, livros e até roupa, só dê se você conhecer bem o gosto do presenteado. Já pensou dar a autobiografia de um ator famoso para alguém que não gosta de cinema?
No amigo secreto, o ideal é que se faça uma lista tríplice sempre, ou seja, cada um coloca três sugestões de presentes que gostaria de ganhar. Assim, ao menos um deles será encontrado.
Também é bom lembrar que o intuito da brincadeira é divertir os participantes, portanto, não se deve pedir nada muito complicado ou raro de achar.
Comprei pela internet e não chegou
Se o prazo expirou, corra atrás de outro presente e assuma o prejuízo. Dá próxima vez busque sites mais confiáveis.
Quando não gostei do presente
Se não gostar apenas agradeça. Por mais que você tente disfarçar, a linguagem corporal já terá demonstrado seu desgosto. Porém, se a pessoa for ofensiva ou der um presente pejorativo, não diga nada. O silêncio é uma poderosa e elegante resposta
Como escolher o tipo de brincadeira
Há alguns tipos de amigo secreto mais adequado para cada tipo de ambiente. Para os amigos que compartilham um hobby, por exemplo, uma boa opção é o amigo temático que poderá envolver o tema do hobby do grupo. Aí não tem como errar!
Já para aqueles que estão sem tempo para organizar a brincadeira, uma boa opção é estipular um valor e cada um compra algo neutro (válido para homens ou mulheres). O nome do amigo secreto é tirado no dia da revelação.
Com crianças ou amigos com dinheiro curto uma alternativa é o Amigolate, quando o presente é um chocolate. Barato e fácil de achar em qualquer lugar.
Quando saímos com alguém sem afinidade
A dica nesse caso é buscar informações. Tente agir como um investigador. Busque dados no Facebook (estilo musical, time que torce, filmes que gosta) e outras redes sociais. Vasculhe conversas em busca de pistas. Se conhecer algum amigo em comum fora do grupo participante da brincadeira é possível pegar dicas. Com tudo isso em mente é mais fácil sair às compras.
Agora se você não gosta do sujeito, eis uma boa oportunidade de melhorar o relacionamento. Tente agir como se estivesse escolhendo um presente para o seu grande amigo ( use todas as dicas acima) e melhore a afinidade acertando em cheio no gosto da pessoa.
O que falar na descrição do amigo secreto
Aproveite o momento para elogiar e expor as qualidades do seu amigo oculto. Jamais conte fraquezas, gafes ou defeitos do amigo. É hora de rasgar seda mesmo, mas com sinceridade.
Quando o amigo secreto erra no seu presente
Dê a importância que o fato merece, pouca. Lembre-se: é uma brincadeira. Ninguém ganha um carro ou viagem de amigo oculto. Portanto, são lembrancinhas com o mero intuito de melhorar os relacionamentos. Se a pessoa errou, bola pra frente. Ano que vem você tem novas chances de ser presenteado de forma melhor.
Pode dar vale-presente?
O vale-presente é uma boa opção somente se você não conhece nada do gosto do seu amigo secreto. Agora, se você o conhece minimamente, melhor escolher um presente. Vai mostrar cuidado com o presenteado.
Confira uma sugestão de presentes que nunca falham e sempre agradam:
• Livros no perfil do presenteado
• Itens ligados ao hobby da pessoa
• Itens de maquiagem
• Kit de viagem ( porta-passaporte, jogo de nécessaire etc)
• Algo referente ao trabalho da pessoa
Quando o amigo secreto banca o engraçadinho
Tente levar na esportiva. Nem todas as pessoas são polidas, isso é fato. Algumas exageram na brincadeira. Releve. É Natal!
Espero que, mais do que o presente, você se preocupe em ser presente na vida dos amigos e familiares. Isso é o que realmente importa! Feliz Natal!
3 Responses
Bom dia! Ameeeei o texto! Parabéns!
Que bom que gostou, Joana!