Você já teve curiosidade em saber quantas pessoas tem o mesmo sobrenome que o seu? Se o nome representa nossa identidade, o sobrenome diz muito sobre a nossa origem. Apesar do caráter importar mais, claro, nosso sobrenome pode dar pistas sobre muitas características que possuímos e sequer nos damos conta.
Antigamente quando uma moça conhecia alguém o pai logo perguntava: “- É de qual família?”. Afinal, como bem dizia minha avó : “O fruto nunca cai longe de pé” e conhecer a história da família poderia revelar traços daquele candidato a genro.
Até na Bíblia encontramos até uma menção sobre isso: “a boa árvore dá bons frutos”. O sobrenome revela a história de vida dos nossos antepassados e pode mostrar porque temos aptidões para algumas áreas, a tal da herança genética! Por outro lado, pode ainda revelar problemas que têm sido passado de pai para filho. Ao nos darmos conta disso, podemos reconhecer aquele “ponto fraco” e mudar a nossa história e das futuras gerações.
O sobrenome é algo tão importante para nós que o músico e compositor Toquinho escreveu essa canção:
Todas as coisas têm nome
Casa, janela e jardim
Coisas não têm sobrenome
Mas a gente sim
Todas as flores têm nome
Rosa, camélia e jasmim
Flores não têm sobrenome
Mas a gente sim
(…)
Todo brinquedo tem nome
Bola, boneca e patins
Brinquedos não têm sobrenome
Mas a gente sim
Coisas gostosas têm nome
Bolo, mingau e pudim
Doces não têm sobrenome
Mas a gente sim …
Felizmente a família Depiné é muito organizada e tem até livro contando a história de como chegaram ao Brasil. Meus filhos sempre curtiram ver as fotos do meu tataravô, bisavô e até do meu avô ainda criança.
E você sabe a história do seu sobrenome? Como ele surgiu? Onde há mais pessoas da sua família? De onde ele veio? Em qual é o país no mundo ele é mais popular?
Olha que ideia legal. Usando dados coletados em diferentes países, o site Forebears indica onde estão os maiores agrupamentos de pessoas com os mesmos sobrenomes.
Basta digitar o seu sobrenome no campo “Enter a Surname” para se espantar com milhares de parentes espalhados no mundo!!!
Uma curiosidade: os sobrenomes mais populares do Brasil, como já era de se esperar são: Silva (5 milhões) e Souza (quase 4 milhões).
Eu já fiz o teste. Para fazer também, clique aqui.