Não é novidade que muita gente desrespeita as vagas especiais para portadores de deficiência e idosos. Mas, em Belo Horizonte, uma iniciativa promete melhorar a conscientização dos mau-educados.
A ação “Multa Moral” transforma o cidadão comum em fiscal da boa educação. Munido de um talão gratuito, qualquer pessoa pode alertar o infrator. Se tirar uma foto do veículo e enviar para o whatsapp da emissora ou enviar para fanpage do site da campanha, o espertinho ainda vai aparecer para todo mundo (sem a placa, é claro).
O projeto foi criado pelo cadeirante Frederico Rios, em Campo Grande (MS), autor do blog “Acessibilidade na Prática“, que produziu uma pequena quantidade de material para a campanha. Em Belo Horizonte a ação ganhou força com o apoio da Rede Record, cuja sede também é um ponto de retirada dos talões.
Cada bloco tem cerca de 100 folhas e é adquirido gratuitamente. Mais de dez mil multas já estão circulando pela cidade. Eu já garanti o meu bloco porque comigo o desrespeito não têm vaga.
Para participar da campanha:
1. Adquira seu bloquinho de “Multa Moral”, que é gratuito.
Em Belo Horizonte ele está disponível na sede da Record Minas
Av. do Contorno, 1545 – Floresta
2. Informe-se sobre o uso correto das vagas reservadas de estacionamento.
3. Fique atento às vagas reservadas e outras estruturas acessíveis no seu dia a dia, sempre com o bloquinho à mão.
4. Envie fotos dos infratores pelo whatsapp (31) 98498-4441 ou para fanpage.
5. Divulgue a iniciativa e convide outras pessoas a se tornarem “fiscais” da acessibilidade.