É assustador como muitas pessoas são desrespeitosas nos aviões. Alguns viajantes parecem que despacham os bons modos junto com a bagagem e agem como se estivessem em suas casas. Bom mesmo seria se os comissários de bordo juntos com as instruções de segurança passassem algumas orientações de etiqueta. Como isso não é possível, veja cinco dicas para você ser elegante até nos ares!
Uma pessoa gentil e elegante sempre deixa uma marca por onde passa. Assim, embora você não possa controlar o comportamento de outras pessoas, pode influenciá-las e também controlar sua reação. Peça licença para entrar no seu assento, desculpe-se se esbarrar em alguém, evite ficar levantando e por aí vai.
Antes de reclinar o banco, olhe para o passageiro de trás e avise que fará isso. Ele pode estar usando a mesinha e simplesmente ser esmagado por sua vontade de descansar.
Lembre-se: o braço da poltrona é metade seu, metade do vizinho. Se a pessoa ao seu lado monopoliza, gentilmente sorria e diga: “Acho que nós podemos compartilhar esse pequeno espaço”.
Alguns passageiros conversam sem parar, há ainda casais que discutem a relação em pleno voo. Se o voo for muito cedo ou muito tarde da noite você pode simplesmente pedir para a pessoa falar baixo. Se ela estiver sentada muito longe, peça ao comissário para fazer isso. Quando é um voo num horário normal, eu prefiro não me desgastar. Nesse caso, sempre levo fones de ouvidos para não ficar #chateada e fico ouvindo minhas músicas.
Por falar em fones, se o companheiro de voo é praticamente um DJ à bordo, peça para que ele abaixe o volume, pois está lhe incomodando.
Já as crianças devem ser controladas pelos pais para não incomodarem o avião inteiro. Leve um kit de sobrevivência infantil ( com papel, lápis de cor, livrinhos, jogos ou um tablet) para manter os pequenos sossegados. Já os bebês merecem todo o desconto do mundo. Tenhamos paciência!
Se o passageiro agarra a parte de trás de seu assento para firmar-se ou puxa seu cabelo ( sim, isso já aconteceu comigo várias vezes), vire-se para a pessoa e, com uma voz educada, diga: “Desculpe-me … Eu não sei se você percebeu, mas você está puxando o meu cabelo. Pode soltar a minha poltrona, por favor?Obrigada. “
Se uma criança sentada atrás de você chuta repetidamente o seu lugar, peça ao acompanhante adulto para ela não fazer mais isso. Lembre-se de sorrir e dizer obrigado.
E se você está sentado no corredor ao lado de alguém que se levanta constantemente para usar o banheiro, sugira uma troca de lugares para tornar o voo mais confortável para ambos.
Se você está sentado ao lado de uma pessoa que tira os sapatos e tem chulé, educadamente diga que está incomodando você. Quem tem coragem de deixar o pé para os outros cheirarem também deve ter para ouvir que tem chulé…rs
Acha que exagerei? É porque você não viu o post que publiquei há um tempo atrás com os casos mais bizarros em aviões. Veja aqui e boa viagem!