A leitora tem uma dúvida interessante: é bom deixar uma música em nossa casa quando oferecemos um jantar para alguém? E qual é a melhor escolha? A resposta você vê agora.
Criar um ambiente acolhedor é o que faz de uma casa um verdadeiro lar. Assim como uma residência em organizada, limpa e cheirosa, uma boa música torna o clima convidativo a uma conversa. Minha casa é cercada de música, pois meu filho mais velho toca bateria, violão e guitarra e o caçula violino (desculpem vizinhos!)
A música ambiente, aliás, é considerada um gênero musical que tem o objetivo de criar uma atmosfera ou paisagem sonora. Não é à toa que as lojas sempre têm.
Segundo os especialistas, um som ambiente agradável faz com o que os clientes fiquem mais tempo numa loja e voltem com mais frequência. É que a trilha sonora faz parte do marketing sensorial, ou seja, o uso dos cinco sentidos humanos no despertar o desejo de compra.
Veja algumas dicas para fazer boas escolhas:
Música ambiente na empresa ou comércio
- O gênero musical e o volume têm de estar de acordo com o perfil do público estabelecimento.
- O som não pode ser tão alto que as pessoas precisem gritar (numa loja voltada para o público jovem essa regra não se aplica por motivos óbvios).
- Não fique repetindo as músicas para não cansar o seu cliente.
- Não sintonize numa rádio, pois as propagandas podem irritar o cliente ou até mesmo citar um concorrente. Além disso, algumas músicas podem, simplesmente, não ter nada a ver com o seu público-alvo.
- Use uma programação musical que esteja em sintonia com a vitrine, a decoração etc. Unidade gera identidade.
- Os estabelecimentos comerciais que utilizam uma programação musical devem pagar uma taxa pelos direitos autorais da obra ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Informe-se.
Música ambiente em casa
- Capriche na escolha do equipamento de som para a música não ficar estridente ou parecendo radinho de pilha.
- Cuidado ao usar aparelho de som para celular, pois quando o celular toca todo mundo começa a rir (experiência própria). Por isso, deixe o aparelho no modo avião, ok?
- Para receber amigos escolha uma música suave. A instrumental tem a vantagem de não competir com a conversa, além de agradar todo tipo de pessoa.
- E por falar em conversa, cuide com o volume. Nada pior do que bater-papo em voz alta. A ideia é ambientar e não discotecar para os vizinhos, certo?
- Pense também na quantidade de músicas que você deve selecionar. Para se ter uma ideia 100 músicas rendem umas oito horas de confraternização no seu lar.
- Avalie o perfil dos convidados, mas não permita que eles fiquem colocando suas próprias playlists. Sabe-se lá o gosto do sujeito. Pra não ser indelicada, diga apenas que preparou uma lista de músicas especiais para o momento.
Enfim, use a música ambiente como uma forma de boas lembranças e vontade de voltar. Seja num comércio ou na sua casa.
One Response
Ótimo post. Gostei bastante do conteúdo.
Aonde posso aprender mais sobre esse assunto?
Att.