Um homem pode ser belo, inteligente, mas para cativar verdadeiramente o coração de uma mulher ele precisa ser acima de tudo um gentleman. Essa palavra inglesa hoje é sinônimo de educação, boa convivência, palavras adequadas e bons modos.
Pode parecer fora de moda, mas a gentileza faz até os corações mais duros se derreterem, especialmente o feminino que costuma já ser meio amanteigado. E como tudo nessa vida se aprende, hoje preparei dicas para ajudar os homens deixarem de lado o estilo Shrek e serem mais gentis e elegantes. As mulheres podem compartilhar com namorados, amigos e esposos. A humanidade agradece.
Um gentleman tem comportamentos de um homem extremamente civilizado e nas atitudes revela o nível de educação que possui. Veja como ser assim:
NO FALAR
Jamais fale apenas de si mesmo. Sempre demonstre interesse pela outra pessoa e faça perguntas. É o melhor jeito de manter uma postura receptiva num bate-papo.
Nunca se autoelogie, mas não poupe elogios sinceros aos outros. Lembre-se que as pessoas descobrem sua inteligência e sabedoria durante uma conversa.
Cuidado com a boca suja. Muitas pessoas (eu, por exemplo) sentem-se agredidas ao ouvir palavrões. Além disso, quem usa palavras baixas na vida pessoal certamente deixará escapar várias delas no trabalho, o que é péssimo. Confie em mim.
Como a língua portuguesa é vasta e rica, expanda seu vocabulário. Isso além de fazer de você um cavalheiro, o tornará um melhor comunicador.
NAS ATITUDES
Sempre que passar por alguém, ainda que desconhecido, cumprimente. Seja acessível e gentil com todos à sua volta.
Quando estiver aguardando alguém num restaurante, levante-se para cumprimentar assim que a pessoa chegar.
Segurar a porta para as outras pessoas entrarem é a marca de um cavalheiro e uma das maneiras mais sutis e poderosas de mostrar sua consideração pelos outros.
NO CARRO
Não é a marca do carro que faz o cavalheiro, mas seu modo de dirigir e mantê-lo limpo. Porém, não dê mais atenção ao veículo do que as pessoas, o que só fará de você um grandessíssimo materialista.
Quando chegar à porta da casa jamais buzine para chamar alguém. Você não está tocando gado. Use a campainha, interfone ou ligue para avisar que está esperando.
Ao entrar no carro, abra a porta para a passageira entrar. Porém, não faça isso só quando for uma bela mulher, mas também com idosos, gestantes, crianças, seus pais…Enfim, todas as pessoas que merecem sua atenção, respeito e cuidado. Ah, e ofereça-se sempre para guardar a bagagem.
Quando for deixar sua namorada em casa, desça para levá-la até a porta. Se a rua ou horário forem perigosos, dê uma volta no quarteirão antes para verificar a sua segurança e a dela.
NO SEU ESPAÇO
Cuidar da casa, mesa do escritório ou simplesmente do carro mostra que você leva a sério o que faz. Também revela que você possui princípios altos, como o da mordomia ( leia mais aqui).
NO VESTIR
Não é a roupa que faz do homem um cavalheiro, mas a forma como ele a usa. Busque ter uma identidade própria. Não é preciso um guarda-roupa de grife, nem tampouco obrigatoriamente estar de terno e gravata.
Jamais use roupas que não têm nada a ver com você. É o mesmo que usar uma placa dizendo: não faço idéia de quem eu sou!
Um homem com um estilo que reflete sua personalidade e forma de viver, aliado a peças limpas e bem passadas, causa uma ótima impressão não só a uma mulher, mas até mesmo na entrevista de emprego.
NO CUIDADO PESSOAL
Ter cuidado com a saúde e a aparência são sinais de amor-próprio. Pratique atividade física, vá ao médico regularmente, esteja sempre limpo, asseado e perfumado (não demais…socorro!!!) . Porém se suas qualidades estão apenas no exterior você não necessariamente será um cavalheiro. Um homem elegante é sempre mais forte internamente.
CRESÇA
Se as empresas hoje consultam o seu perfil nas redes sociais, o que dirá de uma mulher que está prestes a ter um compromisso com você? Evite fotos e postagens (ainda que antigas) que não condizem com o cavalheiro que você é (ou pelo menos está tentando ser).
E, por favor, crie um e-mail adulto. Nada de x-men17@qualquercoisa ou algo você criou no ensino médio. Nome e sobrenome bastam para um e-mail elegante.
SEJA DECIDIDO
Não se decidir já é uma decisão em si ( e uma das piores, diga-se de passagem). Para conquistar respeito e mostrar seu caráter é preciso atitude. Tenha opinião (ainda que contrária a da maioria) e saiba dizer “não”. Aliás, esta última é uma das coisas mais importantes que você pode fazer a si mesmo .
TENHA PALAVRA
Respeite o tempo dos outros e a sua palavra. Se você disser que vai, vá. Se disser que irá ajudar, ajude. Se marcar um compromisso, chegue no horário. Isso mostra que você é alguém confiável e cavalheiro, claro.
SEJA GRATO
A gratidão é o pagamento da primeira prestação da sua dívida. Se um colega de trabalho montar uma apresentação para você, ofereça-se para ajudá-lo no relatório anual. Se sua mãe chegou do supermercado, rapidamente carregue as compras para dentro de casa. Enfim, ajude a melhorar a vida das pessoas que você gosta .
Seguindo essas dicas você já está no caminho do cavalheirismo e o que é melhor: é algo que nunca sai de moda.
10 Responses
Excelente Janaína.
Apesar de ainda não conhecê-la, percebo que possui o refinamento e a categoria necessária para a produção dessa lista.
Parabéns!
Que bom que gostou. Fico feliz.
muito bom Janaina gostei das dicas , confesso que preciso mudar certas atitudes minhas , sou de origem humilde , não sou mal educado mas sinto que tenho muitas falhas quando o assunto é ser um cavalheiro, obg vou colocar em pratica
O mais importante é que você sabe disso e quer melhorar. Desejar é o primeiro passo.
Parabéns pelo conteúdo. Já oensou em fazer um curso presencial?
Sim. Dia 18 de novembro tem um. Veja em http://www.elegantesempre.com.br/loja
Agradeço, por essa riquíssima lista que agregará muito em minha vida, mas algo que até hoje não encontrei (talvez por ter procurado pouco) é, aulas de etiqueta no dia a dia, fazendo relação ao modo de andar, falar, vestir com extrema elegância. Você poderia me ajudar nesse caso? Talvez me indicando um artigo ou site, e até mesmo um curso. Agradeço desde já.
Olá Jefferson, não poderia lhe indicar um curso, mas há vários livros sobre o assunto.
Vou aproveitar as dicas, minha namorada reclama muito das minhas faltas de atitude e comportamento. Isso vai me ajudar bastante.
Que bom!