Se você soubesse que iria parar de enxergar em pouco tempo, o que gostaria de ver? Olharia tudo com mais atenção? Apreciaria grandes momentos? Se dedicaria a observar mais coisas rotineiras como um pôr do sol, por exemplo?
Ben Pierce é um menino de 9 anos que logo ficará cego. Para criar memórias para o filho, os pais decidiram realizar uma lista de desejos do que ele quer ver. A história comovente me fez refletir: Você é grato pelas maravilhas que já viu? O que ainda gostaria de ver?
O menino do Texas, nos EUA, nasceu prematuro e com retinopatia que, no caso dele, é irreversível e está reduzindo sua visão aos poucos. Os médicos dizem que ele deverá perder a visão completamente em 10 anos, quando for um rapaz.
Enquanto algumas crianças nessa idade aprendem a jogar videogame, Ben está aprendendo a ficar cego. Como usar um Bastão de Hoover ( bengala) e a ler braile.
A família então decidiu ajudá-lo a criar experiências antes que ele perdesse a visão. “Nós sentamos com ele e dissemos: ‘o que você acha que seria legal ver? Qual é a sua lista de desejos?’”, contou a mãe Heidi Pierce a imprensa americana.
Ben então fez uma lista de lugares e eventos que desejava ver. Conheça alguns:
- Grand Canyon
- Loja da Apple
- Aurora boreal no Alasca
- Grande Muralha da China
- Capela Sistina
- Fazenda com galinhas e vacas
- Nova York
- Nasa
- Antártica
- Uma fábrica de brinquedos
- Praia
- Legoland
- Padaria, para ver como croissants são feito etc
Alguns dos desejos já foram cumpridos, como conhecer o Grand Canyon. Outros não poderão ser realizados por limitações financeiras. A família Pierce tem seis filhos, todos menores de 12. Com orçamento apertado, fazer lista de Ben se tornou uma atividade criativa.
Irmãos e irmãs de Ben começaram a fazer e vender trufas caseiras e pão para os vizinhos. Amigos e desconhecidos se prontificaram a ajudar. Em uma ocasião, ingressos para um evento apareceram na porta dos Pierce.
Depois de assistir a um episódio de “Dr. Who?” Ben queria ver uma pintura de Van Gogh. O Museu de Arte de Dallas, que tem a pintura “Colheita” do artista, fez esse desejo se tornar realidade – de graça. A emoção de ver a obra do genial artista levou o garoto as lágrimas.
Outro desejo do garotinho era ver a aurora boreal, lindo espetáculo da natureza que meu esposo teve o privilégio de presenciar no Pólo Ártico. Um desconhecido resolveu diminuir a distância entre o Texas e o Alasca.
Chris Cice, piloto da Alaska Airlines, ficou sabendo da história e convenceu a companhia aérea a presentear o garoto e sua família com uma viagem para o tão sonhado destino. “É como uma aquarela atravessando o céu”, resumiu Ben.
Veja a reportagem completa da história da Lista de Ben ( em inglês) e se quiser ajudá-lo a realizar um dos sonhos você pode visitar o site que a família criou para essa incrível missão ou curtir a página dele no Facebook.
E você? O que gostaria de ver que ainda não viu? E quais foram os momentos mais incríveis que você já presenciou?
Que tal fazer essas listas hoje para despertar a sua gratidão e o renovar sua paixão pela vida? Depois de conhecer a história de Ben, eu já comecei as minhas…