A leitora me escreve que já leu vários conteúdos sobre etiqueta nas redes sociais, mas e o tal do “curtir” no Facebook? Ela quer saber se existe alguma regra sobre isso. A resposta é sim e eu vou contar para vocês. Pode curtir e compartilhar se quiser…rs
O Facebook é hoje a maior rede social do mundo. Com 1 bilhão de usuários ativos é como se fosse uma grande vitrine e é justamente aí onde mora o perigo. Muita gente quer aparecer a qualquer preço, o que pode significa ter muitas curtidas ou compartilhamentos num post. Para ajudar você a não ser um chato das redes sociais veja algumas dicas:
NUNCA FAÇA ISSO:
1)Quantas curtidas merece?
Fotos de pessoas deformadas, sofrendo ou com graves doenças e a famosa pergunta: “Quantas curtidas essa pessoa merece?” não passam de sensacionalismo barato e da pior qualidade para conquistar curtidas. A pessoa da foto merece uma oração, ajuda, socorro e qualquer outra coisa do que um simples clique no botão curtir. Detalhe: algumas dessas fotos são falsas, de casos antigos ou completamente fora do contexto publicado.
2)Curte ou compartilha
Colocar duas fotos apelando para a “votação” é um recurso tão bobo que mostra que você ainda não entendeu o propósito primário do Facebook que é gerar relacionamento entre as pessoas.
3)Mendigando curtidas
Na busca da popularidade alguns saem pedindo para todo mundo curtir um post ou, pior, marcam até a avó do amigo do vizinho. O resultado é que muita gente vai curtir apenas o seu desespero para ser visto.
4)Comprar curtidas
A menos que você esteja mais sozinho do que o Macaulay Culkin em “Esqueceram de Mim” nada justifica comprar curtidas. Para as empresas e negócios que estão estreando na rede pode ser um recurso válido quando querem ampliar rapidamente o público das páginas, mas para usuários comuns isso só vai gerar um engajamento forçado e zero relacionamento, que é do que se trata afinal esta rede social.
5)Curtir a si mesmo
Claro que é preciso ter amor-próprio, mas se você postou um conteúdo nós deduzimos que você gostou dele. Não precisa curtir, ok?
O QUE FAZER:
Para obter curtidas sem se tornar um mala do Facebook há algumas dicas válidas:
1)Tenha um conteúdo relevante e periódico
Publicar um conteúdo interessante aumenta sua visibilidade no feed de notícias das pessoas, ampliando a chance de você ser visto.
Quanto melhor o seu conteúdo, mais você receberá curtidas. Porém, não exagere. Um estudo da KissMetrics indica que de um a dois posts diários é o ideal.
Inundar a página com uma postagem atrás da outra vai mostrar que além de desocupado você é bem chatinho…rs
2) Marque ( com cuidado)
Marcar as pessoas nas fotos é uma forma de os fotografados curtirem o post, mas fique atento se todos saíram bem. Atenção: jamais marque quem não está na imagem, isso é algo que irrita muito o internauta. É como se fosse uma panfletagem de rua na qual o sujeito obriga você a pegar o papel. Péssimo!
3)Ilustre o post
Imagem na tela, comandante Hamilton! Só um texto seco pode passar despercebido. Por isso, escolha fotos ou vídeos para ilustrar sua postagem e atrair mais pessoas. Aliás, vídeos curiosos e divertidos geram grande repercussão. Não é preciso esforço. Se o conteúdo é bom e inédito ele se espalha viralmente.
4)Seja breve
Post no Facebook não é lugar para dissertação de mestrado. Se quiser escrever muito crie um blog ou compre um caderno. As pessoas estão na geração fast food, então dê conteúdo rápido, curto e acompanhado de fritas.
E, então, curtiu?