Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

16 dicas de etiqueta no uso do e-mail

Não há dúvidas de que o e-mail virou a comunicação mais usada por boa parte da população. Rápido e prático ele nos poupa de longas conversas ao telefone e facilita a comunicação.Para fazer um bom uso dessa ferramenta, separei 16 dicas valiosas. Fique atento(a)!

  1. E-mail é para comunicação rápida. Então, seja breve e tenha poder de concisão no seu texto.
  2. Use parágrafos curtos. Nada de  longas construções. Vá direto ao ponto.
  3. Fique de olho na gramática. Revise antes de enviar.
  4. Jamais escreva em caixa alta. Na internet ela sinaliza que você está GRITANDO!
  5. Não envie correntes ou spam, especialmente do e-mail corporativo. Também não acredite em qualquer alarmismo que lê. Pesquise bem a veracidade antes de disseminar o caos.
  6. Quando mandar e-mail para várias pessoas coloque os destinatários em cópia oculta (Cco). Assim, você evita que as pessoas “roubem” o e-mail do outro e ninguém sabe quem mais recebeu sua mensagem.
  7. Formate seu texto antes de enviar para o visual ficar limpo e agradável. Textos um pouco maiores exigem que você faça uma “quebra” em várias partes para melhor leitura.
  8. Só use abreviaturas (com moderação) com pessoas mais próximas.
  9. Quando enviar um e-mail profissional com cópia siga a hierarquia.
  10.  Não clique em links desconhecidos.
  11. Não abuse da opção “Responder a todos”. Só use isso quando for realmente necessário.
  12. Escolha o assunto (subject) bem corente com o conteúdo para que chame a atenção de quem vai receber.
  13. Só use URGENTE ou IMPORTANTE no assunto do e-mail quando, de fato, for urgente ou importante. Caso contrário você cairá em descrédito
  14. Ao mandar um currículo por e-mail faça-o personalizado para o destinatário. Mandar CV como spam soa desespero ou relaxo.
  15. Evite ao máximo mandar e-mail com confirmação de leitura. Soa como fiscalização. Só faça isso quando há prazos envolvidos ou é necessário comprovar que o sujeito leu o e-mail.
  16. Em e-mails profissionais nunca se despeça com “Beijos”, mas “Atenciosamente (ou Att.,)”, “Cordialmente”, ou no caso dos mais próximos: “Abraços”.

Espero que as dicas sejam úteis e bem usadas! Beijos!

Síndrome da Impostora: quando você acredita que não é boa o bastante (mesmo sendo)

A síndrome da impostora afeta muitas mulheres competentes que, mesmo com conquistas visíveis, sentem-se como fraudes prestes a serem desmascaradas. Neste post, falamos sobre como esse medo silencioso sabota sonhos, paralisa projetos e alimenta inseguranças — e como é possível vencê-lo à luz da fé, da psicologia e da neurociência. Através de princípios bíblicos e verdades que libertam, o conteúdo convida cada mulher a reconhecer seu valor, alinhar sua identidade com o que Deus diz sobre ela e caminhar com confiança no propósito que lhe foi confiado.

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *