Dia desses uma leitora estava com essa dúvida. Quando ela é convidada para um aniversário ou casamento, mas não poderá ir, precisa mandar o presente mesmo assim?
No caso do aniversário, depende! Se você é muito próxima deve presentear, independente de ir na festa ou não, pois a questão aqui é mostrar como a aniversariante é importante para você. Já se você é apenas uma colega ou não tem muito contato com a aniversariante, não há essa obrigação.
Porém, no caso de um casamento, ainda que você não possa comparecer, deve mandar o presente. Afinal, os noivos investem na festa e contam com os presentes para completar o enxoval da casa. Ah, sempre procure saber se eles deixaram lista em lojas para comprar algo exatamente do gosto deles ( geralmente as listas tem presentes de todas as faixas de preço, não se preocupe).
Fácil, não?
5 Responses
Querida Janaína, ao ler este post fiquei com uma dúvida. Neste último fim de semana aconteceu um casamento de dois jovens que não conhecemos. Duas semana antes do casamento o irmão do casal (desconhecido) nos entregou um convite (tbm não conhecemos este casal, apenas de cumprimentos rápidos na igreja).O casamento foi em outra Cidade cerca ds quase duas horas de viagem na serra e mesmo assim fomos avisados de que teríamos que pagar uma pousada para dormir após o casamento. Avisamos na semana do casamento que não poderíamos ir por conta de termos um compromisso no mesmo dia(evento da igreja meu esposo daria uma reflexão). Não compramos presente tbm, porque não estamos em condições no momento…uma bênção rs. Será que fomos deselegante?
Olá Daniella, o casamento deve ser avisado com um mês de antecedência, justamente para os convidados se programarem.
Portanto, não ir não foi o problema. Apenas deveriam ter enviado um presente, ainda que singelo. Uma travessa de servir de até 50 reais seria em conta e acessível, por exemplo. Ainda dá tempo de enviar.
Bom dia, eu tenho uma prima que sempre, que tem uma festa e alguém que ela conhece não comparece, ela quer levar bolo, lembrancinhas, doces, tudo… Assim, acho que vc vai em um aniversário para prestigiar e não pra comer, muitas vezes inclusive quando vou se os donos da festa conhecerem minha família querem mandar, fico até constrangida.
Ela diz que é pq eu não gosto, eu acredito que é uma coisa que desnecessária essário, se vc não foi, tudo bem, mas eu não tenho pq te mandar nada. Minha opinião.
Nunca se pede para receber marmitinha da festa. Compete ao dono, se quiser, oferecer para levar para alguém que não pode estar ou, se amigos, para levar um pouco para casa ( quando há excesso de alimentos). Porém, pedir é deselegante sempre.