Pesquisar
Close this search box.

Socorro! Minha mãe tá no Face

Ah, as mães estão na internet. E, meu caro e minha cara, elas gostam (e muito) de participar. Como sou mãe de dois e boa observadora, preparei dicas sobre o que evitar nas redes sociais para não fazer os filhos “pagarem mico”, como eles dizem.

Aliás, o nome e as imagens desse post são uma homenagem  ao Tumblr bem-humorado: “Minha Mãe tá no Face” que mostra todas aquelas situações pitorescas e constrangedoras que as pessoas passam por suas mães terem perfil no Facebook. Depois de ler esse post navegue por lá e divirta-se vendo o que você, que é mãe, avó ou tia, NÃO deve fazer.

Confira agora as cinco melhores dicas para você ser uma mãe elegante até no Facebook. 

1)Seu filho, seu tesouro – Quando nasceu meu primeiro filho (15 anos atrás) meu pai me alertou: “Filha, nunca mostre a foto do seu filho  se a pessoa não pedir para ver. Mãe sempre acha o seu filho o mais lindo, só que todas pensam isso”.

Confesso que fiquei assustada com o conselho, mas a medida em que vi amigas e colegas terem filhos notei que era verdade. E percebi uma gafe comum entre nós, mães, nos tornarmos monotemáticas.

Não há dúvidas de que ter um filho é a maior experiência que uma mulher pode passar, mas como indivíduo ele vai crescer e seguir a vida, ou seja, tenha uma vida própria para não ficar girando em torno do rebento nas redes sociais. Sempre que a pessoa só fala sobre um assunto ela corre o risco de ficar chata.

 

Sempre achamos nosso filho o mais bonito. Só não precisa publicar isso...rs

Sempre achamos nosso filho o mais bonito. Só não precisa publicar isso…rs

 

2)Dialogue com seu filho

Estabeleça limites com seu filho a respeito do que pode ou não ser publicado nos ambientes virtuais. Ouça e considere a opinião dele. Meu filho mais velho, por exemplo, não gosta muito que eu publique fotos dele nas redes sociais. Por isso, sempre pergunto antes se posso postar ou não determinado clique.

 

Cuidado com fotos que podem constranger seu filho.
Cuidado com fotos que podem constranger seu filho.

3)Conheça a ferramenta

Toda vez que a mãe comenta uma foto em que o filho foi marcado aquilo ficará exposto para todos os amigos dele. Comentários do tipo “Gatinho da mamãe”, “Mamãe ama”, “Lindo” podem deixar o filho constrangido. Repense.

Sem constrangimentos!
Sem constrangimentos!

 

4)Não mime virtualmente

Seu filho é lindo, educado, carinhoso, the best…Que ótimo! Quase todas as mães sentem o mesmo sobre seus filhos. Ao expor esse pensamento nas redes sociais você pode acabar ridicularizando seu filho, especialmente o adolescente, perante os colegas. Não que o elogio está proibido, mas o mimo sim. Procure mais curtir do que falar.

0_mimooo
Mimo virtual é demais

5)Bronca apenas pessoalmente

Viu algo grave no Face do seu filho? Chame-o, converse e se for o caso explique que ele deve apagar a postagem. Ele fez algo que você não gostou? Jamais “puxe a orelha” publicamente. Isso só vai constrangê-lo e não terá nenhum efeito didático.

 

Bronca no Facebook não!
Bronca no Facebook? Não!

Como ser mais bondosa

Ser bondosa”. Duas palavras que parecem simples, mas carregam um profundo significado. Vivemos em um mundo que valoriza rapidez, produtividade e eficiência, mas onde está

Leia mais

2 Responses

  1. Você age dessa forma porque é uma pessoa sensata e normal. Tenho 27 anos; minha mãe é extremamente irritante, e a forma dela me constranger no facebook, não é exatamente da mesma forma que você mostrou, embora seja o mais comum. Ela faz isso porque gosta de criar caso, me irritar, me contrariar e me deixar constrangida e não porque me adora. Postei uma tira que aparecia gatos e ela comentou que não sabia que eu gostava de gatos. Primeiramente, nessa tira não havia nada que demonstrasse que eu gosto de gatos e ela sabe sim, há muitos anos que eu gosto muito de gatos. Ela é uma pessoa muito irritante e não aceita que uma pessoa mude de opinião nunca. Por exemplo, meu primo de 7 anos, quando mais novo, dava muito trabalho pra tirar foto, não gostava. Recentemente os pais dele postam fotos dele no facebook, ele já tira fotos normalmente. Mas adivinha? Ela não só comentou no facebook: \”Ué, agora ele tá tirando foto?\”, como fala isso toda vez que vê foto dele. Mas ela não fala num tom normal, de conversa, fala como se quisesse incitar uma briga, uma discussão. E isso é em tudo, até nas coisas mais simples. Perguntou há dois dias onde estavam os copos da casa, dando a entender que eu tinha quebrado todos, sendo que ela já estava vendo poucos copos e muitas xícaras há muitos meses. E de novo, sempre no tom de briga. Também já tinha reclamado que eu não faço homenagem pra ela no facebook, coisas que minhas primas e muitos amigos fazem em aniversários e dias das mães. Primeiro que eu não tenho vontade nenhuma de fazer homenagem pra ela, seria até estranho, já que não me sinto bem perto dela, é um pesadelo, e não faria sentido algum. Segundo que não gosto de fazer aquelas homenagens em facebook, acho extremamente cansativo, repetitivo. Se realmente amo tanto a pessoa, eu posso falar tudo que foi escrito no facebook pra ela várias vezes, a sensação é outra. Vivo presa, tenho que guardar minhas opiniões, tenho que fazer tudo de acordo com o que ela quer, até sair quando não quero. Tenho que \”ter consideração\” com os amigos dela, e sempre faz escândalo quando eles convidam pra alguma festa e eu não quero ir. O dia que eu não for mais obrigada a conviver todos os dias com a minha mãe, vou ser uma pessoa muito feliz, liberta.

    1. Fico muito triste que sua relação com sua mãe seja tão ruim. Por que você não bloqueia ela do seu Facebook? Já que ela não comenta nada agradável, simplesmente rompa a amizade virtual com ela. Ela não vai mais ver suas postagens. Se ela perceber e questionar você deve ser sincera: Mãe, você é muito negativa nas redes sociais e isso me incomoda.
      Tatiane, não guarde tudo para si. Isso adoece. Tente conversar, mas não sofra se a pessoa não mudar. Mude você. As pessoas só tem poder se você der a elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *