Como é fazer algo “como uma menina“? Já parou para pensar nisso? A marca Always, sim. E o resultado é espantoso. Confira minha análise dessa campanha que vai mexer com você.
Durante décadas a mulher buscou ser vista pela sociedade. Sim, éramos cidadãs anônimas. No Brasil, até o século XX não podíamos estudar e sequer aprender a ler. Somente nas escolas administradas pela igreja era possível conhecer apenas técnicas manuais e domésticas.
Ao longo dos anos e das revoluções em todo o mundo as reivindicações femininas passam a ganhar atenção. O crescente desenvolvimento capitalista, as guerras e a indústria mecanizada impeliram as mulheres à participação direta na produção e ascensão social. Esse movimento possibilitou a mulher provar que não era tão frágil como parecia e que não existe diferença de gênero na capacidade intelectual.
Porém, por incrível que pareça, ainda existe uma imagem caricaturada da mulher. Frágil, fresca e fútil. É assim que muitas de nós somos vistas. Prova disso é o recente vídeo da marca de absorventes Always.
Durante “testes de elenco”, jovens são convidados a encenar atividades “como uma menina faria”: correr, lutar, jogar…O resultado é uma amostra do esteriótipo que ainda existe sobre as mulheres.
O fato é que mesmo na Bíblia não encontramos nada que torne a mulher caricaturada. Neste livro sagrado somos retratadas nas mais diversas atividades. São histórias de mulheres responsáveis por grandes feitos que mudaram o curso da história. A mulher exemplar, citada em Provérbios 31, é alguém que desempenha múltiplas funções e a todas as outras supera justamente pela vontade que coloca em tudo o que faz.
Portanto, precisamos ensinar as novas gerações que fazer algo “como uma menina” é fazer algo com excelência, como a mulher de Provérbios 31. E é justamente o que o vídeo mostra ao final. Quando meninas mais novas são convidadas a interpretar as mesmas descrições de cenas. E elas o fazem com muita garra! Uma garotinha questionada sobre como era ‘correr como uma menina’ tem uma resposta na ponta da língua: “correr o mais rápido que eu puder”.
A intenção da campanha Always “como uma menina” ou #likeagirl ( original em inglês) é mostrar que essa expressão não pode ser uma forma de diminuir alguém, mas deve significar as coisas incríveis que uma garota é capaz de fazer.
Uma linda campanha que mostra como devemos mudar nossa forma de falar para valorizar nós, mulheres, como merecemos de fato. Confira ( o comercial é em inglês e só achei legendado em espanhol):
Bom, e já que o tema é a valorização das mulheres, não posso deixar de postar um dos vídeos cristãos mais legais desse ano. “Quem você é”, uma visão sobre as mulheres.