Já comentei aqui no blog sobre a atitude elegante dos japoneses que civilizadamente recolheram todo o lixo que produziram durante a partida na Arena Pernambuco, no Recife ( leia aqui). Infelizmente, não é bem esse o exemplo que temos visto nas ruas.
As capitais que sediam os jogos tem amanhecido entulhadas de lixo das milhares de pessoas que se reúnem em locais estratégicos e turísticos para torcer, beber e vibrar.
O comércio está em festa, mas no dia seguinte o cenário é desolador. Ruas imundas por todo o Brasil, cheiro forte de urina e muito trabalho para os garis.
Engana-se que pensa que a sujeira é toda dos brasileiros, os turistas também são responsáveis por essa deselegância.
No Rio de Janeiro, que possui o projeto Lixo Zero, 17 turistas estrangeiros já foram multados por descartar lixo no chão das ruas cidade. O número corresponde a quase 14% do total de multas aplicadas pelos fiscais nesse período. Foram 849 multas ao todo.
A Prefeitura do Rio bem que tenta conscientizar os torcedores e tem distribuído folhetos com histórias em quadrinhos, guias educativos em inglês e espanhol, e outros materiais de divulgação entregues em pontos de informações, hotéis e até distribuídos aos visitantes pela Guarda Municipal.
É solicitado no encarte que o turista mantenha a cidade limpa e também explicado que os flagrados atirando lixo nas ruas receberão multa que varia entre R$ 98 e R$ 3.000, de acordo com o volume.
Felizmente ainda temos alguns bons exemplos para inspirar outros turistas. Seguindo os japoneses, agora foi a vez de alemães chamarem a atenção dos brasileiros pela civilidade exibida durante a Copa do Mundo. Na Fifa Fun Fest de segunda-feira (16), em Copacabana, um grupo de turistas germânicos recolhia não apenas seus copos plásticos, mas também os de outros frequentadores do espaço. Além disso, estimulavam a retirada do que já estava no chão.
Um intercâmbio de etiqueta e educação que pode ensinar muito a todos os sujões.