O cotidiano das mães brasileiras costuma ser repleto de tarefas. Dei uma entrevista sobre o tema para uma revista e aqui compartilho algumas dicas para você ter mais tempo com seus filhos.
Trabalhar, fazer compras, estudar, encontrar os amigos e preparar a comida são apenas algumas atividades. Em meio às pressões do dia a dia, às vezes falta tempo para ficar com os filhos. Além disso, o uso cada vez mais frequente de celulares, tablets, computadores contribui ainda mais para o afastamento entre as mães e os pequenos. Veja como mudar isso.
Desconecte
Os pais precisam controlar o tempo que passam em seus celulares.Quando estão com os filhos, os pais devem se desligar das redes, do celular e do computador porque hoje nós temos a tendência de ficar o tempo todo conectados. Às vezes, os pais até estão com a criança, mas o celular toca toda hora ou as mensagens não param de chegar. Isso não é um tempo de qualidade.
Interaja
As situações de interação com os filhos ajudam a transmitir-lhes valores, como o respeito ao próximo. Hoje, a sociedade está muito centrada no individualismo. Quando a criança percebe, em casa, que é importante ouvir o outro, ela aprende a não ser egoísta. A conversa com os pais ainda ajuda a criança a ter mais autoconfiança.
Crie momentos inesquecíveis
– Desligue seu celular quando estiver fazendo algo com seus filhos.
– Faça ao menos uma das refeições do dia em família.
– Procure levar e/ou buscar a criança na escola.
– Faça perguntas e valorize o cotidiano de seus filhos.
– Crie momentos com os pequenos, como cinema em casa para ver um filme ou um desenho de que a criança goste.
– Cozinhe com seus filhos e aproveite esse tempo para transmitir-lhes valores.
– Acompanhe o dever de casa e o desempenho escolar deles.
– Crie suas próprias tradições familiares, como dia da pizza, dia do pijama, etc.
– Na hora de dormir, leia e conte histórias. Aproveite para contar a eles suas histórias pessoais também.
– Brinque com a criança.
E, então, vamos ter mais tempo de qualidade com nossos filhos?