Elegante sempre - Janaína Depiné

8 segredos para aproveitar melhor o tempo

Uma das dúvidas mais frequentes na minha caixa de e-mails é: como administrar melhor o tempo? Acredite, eu sou o tipo de pessoa que está sempre tentando administrar melhor meu dia. Vivo buscando novas técnicas para me aprimorar já que faço mil coisas ao mesmo tempo, como boa parte das mulheres. Então, vou compartilhar o que já faço e funciona. Vamos às dicas?

1)Limpe

Sua caixa de e-mails, sua mesa, suas gavetas, sua vida…Esvazie tudo o que não precisa, o que toma espaço e o que incomoda. Há uma mistério no processo de organizar que não sei explicar. Apenas sei que quando temos as coisas em ordem nos organizamos por dentro. Como sempre digo nas minhas palestras e ministrações: “Está nervosa? Vai arrumar gaveta”. É uma ótima terapia.

2)Planeje

Seu dia, semana e mês. Faça um planejamento de tudo aquilo que fará. Para isso use agenda física, virtual ou planilha, não importa. Descubra o que mais lhe agrada e se organize. Vá riscando as tarefas executadas e sinta o prazer de um trabalho planejado e feito. 

3)Priorize

Se você não sabe para onde está indo, como poderá dizer que chegou lá? Tenha uma lista de prioridades. Já compartilhei no Snapchat ( Janaina.depine) a minha e fica aqui para quem quer ter uma ideia:

1 – Deus – ele deve ser sempre o primeiro e o centro da minha vida

2- Eu – se não conseguirmos nos cuidar não poderemos cuidar dos outros.

3- Minha família – meu primeiro ministério e foco da minha vida.

4 – Trabalho –  preciso dele para ter renda, viver e me sentir útil. Também tenho um ministério que precisa de dedicação e excelência.

5- Amigos  – eles enchem nossa vida de alegria, conforto e carinho.

6 – O restante – depois vem tudo mais…rs

4) Seja efetivo

Faça o que tem que ser feito com qualidade. Não tente ser perfeito, o perfeccionismo não é um dom do Espírito, mas tente ser uma pessoa de resultados. O que tiver que ser feito, faça logo e bem.

5)Tenha foco

Tudo tenta nos distrair, por isso elimine aquilo que tira seu foco. Olhar o WhatsApp o tempo todo fará você ser pouco produtivo. Determine horários para ver as redes sociais, ler e-mails, atender telefonemas, responder WhatsApp. Ter foco exige não estar disponível o tempo todo. Caso contrário, como irá se concentrar em algo?

6)Termine o trabalho

Como eu gosto de dizer: não seja uma pessoa só de iniciativa, mas seja uma pessoa de acabativa. Tem gente que começa tanta coisa e nunca termina nada. Então, se proponha a só começar um novo projeto ou desafio depois de acabar o anterior. Eu gosto de ser o tipo de pessoa que vai até o fim e levo isso muito a sério. Por exemplo, se começo a ler um livro e não gosto muito, eu termino ele mesmo assim. Faço isso com filmes, cursos etc. Posso contar nos dedos algo que desisti antes de terminar. Só quando descobri que era cilada mesmo…rs

7)Pare de procrastinar

Fazer o que é mais fácil e deixar o difícil para depois é algo típico de quem gosta de adiar as tarefas complicadas. Faça o contrário. Comece pelo pior e deixe o melhor para o fim. Igual a gente faz quando come bolo de cobertura. Deixamos a cobertura gostosa para o fim…rs

8)Mantenha-se organizado

Depois de pegar esse estilo de vida, lute para mantê-lo. Velhos hábitos virão tentar você. Resista firme. Você não chegou até aqui para desistir, ok?

 

Boa sorte  e tempos melhores e mais organizados para você!

 

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