Pesquisar
Close this search box.

3 dicas para falar de dinheiro

Essa é uma sugestão de uma leitora do blog. Quando o assunto é dinheiro muita gente tem dúvida se pode ou não perguntar quanto uma pessoa ganha, se é indelicado cobrar uma dívida ou pechinchar um desconto numa loja. Dá pra ser elegante quando o assunto é grana? Veja a seguir.

1)Perguntar quando ganha – Jamais! Esse é um assunto que definitivamente não diz respeito a ninguém que não se tenha muita intimidade. Caso alguém lhe pergunte isso, simplesmente diga que não gosta de falar ou que ganha o suficiente para viver e encerre o assunto.
2)É feio pechinchar? De jeito nenhum. Feio é pagar muito mais caro por um produto que está a metade do preço na loja ao lado. Por isso, sempre pesquise bem em diferentes lojas. Você pode usar isso para ganhar um desconto. Lembre-se também que só ganha desconto o cliente que pede. Porém, convém lembrar que não se deve forçar a barra. O valor de desconto não pode ser ainda mais barganhado.

01_es
Pechinchar é um dos traços do bom negociador. Só não exagere.

3)Como cobrar um dinheiro emprestado a um amigo? Meu pai me ensinou que dinheiro emprestado para quem precisa deve ser visto como doação. E o que a mão direita faz a esquerda não precisa saber, certo?

A questão é quando se empresta a alguém e depois você vê a pessoa curtindo a vida, viajando, fazendo mil compras e nem dá sinal de que pretende lhe pagar. O assunto virou até meme na internet.

Nesse caso, vá até a pessoa e diga que está precisando do valor. Se o sujeito alegar que ainda não tem para lhe devolver, combine um parcelamento ou uma data limite.

03_es
Quem está com dívida deve se apressar para primeiro quitá-la antes de gastar mais.

 

E você? Consegue tratar do assunto sem problemas? Conte para mim!

 

Como ser mais bondosa

Ser bondosa”. Duas palavras que parecem simples, mas carregam um profundo significado. Vivemos em um mundo que valoriza rapidez, produtividade e eficiência, mas onde está

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *